Home Destaques O TIÊ DA MATA ATLÂNTICA

O TIÊ DA MATA ATLÂNTICA

Por Florada Editorial
0 Responda

Indicado para 4, 5 e 6 anos

As motosserras avançam sobre a mata, no litoral do Sudeste, para construir um loteamento e ampliar a rodovia. Preocupado, o Tiê-Sangue se alia a outros animais para, juntos, conscientizarem os humanos sobre a importância de preservar a floresta, o mangue e a praia. Indicado para o 4º, 5º e 6º anos.

Para conscientizar a garotada

Em O Tiê da mata atlântica, Cristina Rappa aborda temas como desmatamento, atropelamento de animais e poluição das águas.

Pássaros, tartarugas, tamanduás, macacos, onças-pardas, antas, e muitos outros animais da nossa mata atlântica se unem para protestar na estrada em defesa do ambiente onde vivem. Liderada por um casal de tiês-sangue (Ramphocelus bresilius, espécie linda e emblemática da mata atlântica do sudeste brasileiro), a manifestação tem como objetivo chamar atenção dos humanos para questões como o desmatamento, o atropelamento de animais e a poluição das águas, do mangue e das praias.

Segundo livro do Projeto Aves & Biomas, O Tiê da mata atlântica, de autoria de Cristina Rappa e ilustrações de Maurício Veneza, leva crianças e jovens leitores a refletir sobre esse bioma, que hoje conta somente com cerca de 8% de sua área original. “Assim como em O Soldadinho da Caatinga, quero, com este livro, fazer com que todos tenham mais consciência dos problemas gerados por nós, humanos, à natureza”, diz Cristina Rappa.

Apesar de abordar assuntos sérios e de alta relevância, a obra traz linguagem leve e bem-humorada. Indicada para crianças de 8 a 12 anos, pode ser trabalhada em sala de aula por diversas disciplinas, já que introduz conceitos de Geografia, História, Meio Ambiente, Cidadania e Ciências.

 

Sobre a autora

Cristina Rappa é jornalista, observadora de aves e autora dos livros Topetinho Magnífico (Ed. Melhoramentos, 2012), Florestas – por que precisamos delas (Melhoramentos, 2014) e O Soldadinho da Caatinga (Florada Editorial, 2018), além de coautora de Primatas no Brasil – Cada Macaco no Seu Galho (Avis Brasilis, 2015).

O livro pode ser encomendado na loja da Maritaca Expeditions.

R$ 44,00 – COMPRAR

Veja outros livros da Florada